Olho Grego, Hamsá e Estrela de Davi | Qual é o significado?

OLHO GREGO

O Olho Grego simboliza a sorte, a energia positiva, a limpeza, a saúde, a luz, a paz, a proteção, bem como o olhar divino que protege as pessoas contra os males e a inveja.

Também chamado de olho turco, olho místico e olho azul, o Nazar Bancugu – do árabe Nazar, que significa “olhar”, e Bancugu, que significa “conta de rosário” – é um amuleto que absorve as energias negativas, ou seja, limpa e protege contra o mau olhado, a inveja.

Na Turquia, é muito comum as casas e os objetos possuírem esse poderoso amuleto da sorte, sendo que muitas vezes aparece junto a uma ferradura – outro objeto que simboliza a proteção do local e das pessoas que o possuem. As mães turcas protegem seus bebês do chamado “olho gordo”, colocando um olho grego próximo ou nas roupas das crianças.

Muitas culturas utilizam o símbolo do olho grego, mas foi inicialmente a cultura islâmica a propulsora de sua simbologia sendo um objeto indispensável nos rituais de proteção.

> Confira algumas de nossas peças:

GARGANTILHA COM PINGENTE DA SORTE COM ZIRCONIAS

HAMSÁ (MÃO DE FÁTIMA)

Hamsa ou hamsá é uma palavra de origem árabe e significa “cinco” na tradução literal para a língua portuguesa, em referência aos cinco dedos da mão humana.

Também conhecido como “mão de Deus”, “chamsá”, “mão de Fátima” ou “mão de Hameshh”, o Hamsá é considerado um amuleto contra o mau-olhado para os adeptos do judaísmo e do islamismo.

A “mão de Hamsá” é caracterizada por representar o desenho de uma mão direita simétrica (dedos com as mesmas proporções), e com um olho ou outros símbolos no meio da palma da mão, como estrelas de Davi, peixes ou pombos.

Resultado de imagem para Abhaya Mudra

Estes símbolos ajudam a fortalecer a ideia de proteção da mão de Hamsá, que pode ter inúmeras representações.

Por exemplo, quando representado com os dedos juntos, o amuleto serve para trazer boa sorte; caso esteja com os dedos separados, significa que deve ser usado para afastar as energias negativas, de acordo com a tradição popular.

O hamsá está presente em várias doutrinas orientais, como o judaísmo, no islã e no budismo, possuindo as suas especificações próprias de acordo com cada religião.

Resultado de imagem para gesto de destemor

No budismo, por exemplo, o hamsá é conhecido por Abhaya Mundra e é utilizado para afastar a sensação de medo.

> Confira algumas de nossas peças:

Gargantilha Mão de Fátima (Hamsá) com ZircôniasBracelete Mão De Fátima Cravejado Com Zircônias

ESTRELA DE DAVI

Estrela de Davi é um símbolo também conhecido como escudo de Davi usado por seguidores do Judaísmo. É um símbolo que apresenta diversas interpretações e que está presente em várias manifestações culturais e religiosas.

Em hebraico, a expressão Estrela de Davi é “Magen David”, que significa escudo de Davi. É um símbolo de realeza, e antigamente vários guerreiros do povo de Israel usavam esse símbolo nos seus escudos durante as batalhas.

A estrela de Davi também é conhecida por algumas pessoas como Selo de Salomão, que foi filho de Davi e considerado o rei mais rico e sábio de Israel.

Alguns autores indicam que um dos triângulos representa o homem e as suas três vertentes (corpo, alma e espírito) e o outro remete para Deus e os seus vértices expressam a Santíssima Trindade (Deus Pai, Filho e Espírito Santo). A Cabala, por exemplo, indica que a Estrela de Davi remete para o confronto do bem contra o mal, do espiritual contra o físico. Além disso, os doze lados da estrela podem representar as doze tribos de Israel.

Bracelete com Pingente Estrela De Davi

Ajuda