A História das Joias

As joias, bijuterias e os acessórios de modo geral, sempre estiveram presentes em nosso dia a dia, mas a origem destas peças vem de muitas e muitas civilizações anteriores à nossa.

A palavra “joia” tem sua origem no latim jocalis, que significa “o que dá prazer”.

A ORIGEM DAS JOIAS

Os primeiros adornos eram feitos com ossos, dentes de animais, conchas, pedras, madeiras e simbolizavam status, poder ou ainda eram utilizados como forma de amuletos, buscando a proteção.

Já os egípcios, adoravam a raridade, o brilho e a durabilidade do ouro, utilizando este metal na fabricação de sarcófagos e no adorno do mobiliário dos faraós. As joias dos faraós eram enterradas junto com eles.

Mais tarde, na Roma Antiga , os romanos usaram o ouro para financiar a guerra.

No Renascimento, os estudos de anatomia e engenharia ganharam força e os ourives conseguiam reproduzir com fidelidade formas humanas representadas em peças inspiradas na mitologia greco-romana. A joalheria deixou então de ser patrocinada pelo Clero e passou a ser patrocinada pela burguesia. Foi aí que o ofício de ourives começou a ganhar status de arte, assim como a pintura e a escultura.

Em 1895, houve a abertura da galeria Maison de l’Art Nouveau, onde foram expostos objetos desenhados com influência da arte oriental. Nesta exposição, destacou-se René Lalique, que transformou Paris na capital da joalheria.

As joias dos anos 20, sua moda e estilo deixaram uma grande marca não só na história da moda, mas também na história geral da humanidade. É por isso que artistas, cineastas e designers estão constantemente voltando a esse período.

Longos colares de pérolas eram extremamente populares. E essa linda tendência permaneceu até hoje.

> CONHEÇA A COLEÇÃO PÉROLAS

Confira mais alguns modelos de joias e acessórios dos Anos 20:

Nos anos 50, uma das eras mais glamourosas e charmosas trouxe grande influência na moda e no mercado das joias.

> CONHEÇA A COLEÇÃO ZIRCÔNIAS

Com estilos diferenciados e combinações dos mais variados metais e gemas, os acessórios estão ao alcance de todos. As joias são hoje objetos que refletem requinte e sofisticação, sendo sonho se consumo de muitas mulheres.

 

Ajuda